B. Os tipos de adoração no ISLAM e a sabedoria que eles contem

June 22, 2013 in A Última Religião Divina ISLAM

Até agora nós discutimos brevemente a Existência de Allah, Seus Atributos, como Ele criou a humanidade com grande zelo e da melhor forma, o fato d’Ele ter nos dado o maior grau de importância no plano da criação e Ele nos proveu com as maiores oportunidades e recompensas. Diante disso, é possível imaginar que os seres humanos não têm nenhuma obrigação para com o mundo e não possui nenhuma responsabilidade com qualquer coisa referente a ele? Podemos pensar que as obrigações e situação de alguém dotado com a inteligência humana não diferem daquelas destinadas aos animais e aos seres que não possuem inteligência? Como podemos pensar que a humanidade foi criada para fazer parte de um diminuto circulo de comer, beber, casar-se e reproduzir-se, e então, e após um espaço de tempo é atirado ao nada para ser engolido pela morte? Deus Todo-Poderoso diz no Nobre Qur’an:

“Não criei os gênios e os humanos, senão para Me adorarem.” (Adh Dhariyat – Os ventos disseminadores, 51:56)

“E adore ao teu Senhor até que te chegue a Hora da certeza.” (Al-Hijr, 15:99)

Adorar significa cumprir os deveres de determinado assunto com obediência e doação. No seu mais amplo significado, adoração são todos os atos, palavras, emoções e pensamentos dos seres humanos enquanto estes tentam viver em conformidade com a vontade do seu Senhor. A adoração é uma expressão do nosso agradecimento que deve ser estendida como um resultado dos direitos de Allah sobre seus súditos pela divida destes quando alcançam as sequencias de recompensas que Allah tem nos concedido.

Os atos de adoração que são realizados estão de fato sendo um beneficio para a pessoa que os executa. Isto se deve pelo fato de que a adoração salva as pessoas de serem sobrecarregadas com o material e eleva suas aspirações e perspectivas aos objetivos mais elevados. A adoração expande os horizontes dos seres humanos.

Mais ainda, a adoração não é algo só para o porvir. Além de seus benefícios espirituais a adoração possui benefícios físicos também. Isto se deve, porque o Islam é um sistema completo que não ignora nenhum dos campos da atividade humana, mas aborda todos os aspectos da vida. Da mesma forma, o Islam também estabelece uma unidade harmoniosa entre as diversas áreas de atividade dos seres humanos. Por esta razão, quando atos mundanos são cumpridos de acordo com os mandamentos divinos ganha-se as recompensas divinas da adoração, além disso, a adoração em si tem muitos benefícios materiais e físicos. Embora algumas das sabedorias e sutilezas possam ser compreendidas pelo intelecto humano, a maioria não pode ser apreendida por ele. De qualquer modo, a essência da adoração é executar nossos deveres com pureza com o objetivo de alcançar Allah e não para obter benefícios mundanos. No entanto, por uma questão de motivação, nós gostaríamos de falar sobre os benefícios mundanos que a adoração pode nos trazer.