1. Acreditar em Deus (Allah)

June 22, 2013 in A Última Religião Divina ISLAM

Deus Todo-Poderoso existe, Ele é Único, não há inicio e nem fim em Sua existência, Ele não se assemelha a nada da criação e nem nada da criação é semelhante a Ele. Sua existência não depende de coisa alguma, Ele existe em virtude de Seu próprio ser. Sua existência é auto-suficiente.

Ele existe por estar longe e além de ter nascido ou ter dado a luz, não sendo pai ou filho, e estar presente no tempo e no espaço. Sem necessidade de nenhum meio Ele é O que Tudo Sabe, O que Tudo Escuta e O que Tudo Vê.

Ele conhece tudo o que entra na terra e tudo o que brota dela, tudo o que cai do céu e tudo o que se eleva ao céu e Ele é o Mais Misericordioso, o Indulgentíssimo. Os incrédulos dizem: “Nunca nos chegará a Hora!” Dize-lhes: “Sim, por meu Senhor! Chegar-vos-á, procedente de conhecedor do incognoscível, de Quem nada escapa, nem mesmo algo do peso de um átomo, quer seja nos céus ou na terra, e (nada há) menor ou maior do que isso, que não esteja registrado no Livro lúcido. Isso para certificar os fiéis, que praticam o bem, de que obterão indulgência e um magnífico sustento.” (Saba, 34:2-4)

Allah sabe quanto cada fêmea (útero) pode suportar, quantos úteros faltaram (em seu tempo ou número) e quantos excederam. Cada coisa é única diante de seus olhos, na devida proporção. É a mesma coisa para Ele se algum de vocês esconde o seu discurso ou declara abertamente, mesmo que oculte-se a noite ou caminhe em evidencia durante o dia. Se você pronunciar as palavras em voz alta: por certo, Ele sabe o que é secreto e o que é ainda mais oculto. (Ar-Rad (O Trovão) 13:8-10; Ta-Há, 20:7; Al-Qasas (As Narrativas) 28:69; As-Sajda (A Prostração) 32:6; Hud, 11:5)

Além de ter o Conhecimento absoluto e infinito, Deus Todo-Poderoso também possui o Poder Absoluto. Caso contrário, Ele não seria capaz de criar a criação que vemos ao nosso redor e não podia sustentar sua existência. Deus Todo-Poderoso apresenta Seu Exaltado Ser para nós da seguinte maneira:

A Ele é devido a origem primordial dos céus e da terra, quando Ele decreta algo, Ele diz “Seja”, e é. (Al-Baqara (A Vaca), 2:117)

A vossa criação e ressurreição não são mais do que (o são) a de um só ser; sabei que Allah é Oniouvinte, Onividente. (Luqman 31:28)

E o advento da Hora (do Julgamento) não durará mais do que um pestanejar de olhos, ou fração menor ainda; sabei que Allah é Onipotente. (An-Nahl (As Abelhas), 16:77)

Deus Todo-Poderoso possui vida absoluta e vontade absoluta, Ele deseja e faz tudo aquilo que Lhe apraz. Ele também é qualificado com o atributo de O Possuidor da Palavra(Kalam) Ele fala sem a necessidade de voz ou letras e Ele envia a humanidade livros através de Seus Mensageiros.

Deus Todo-Poderoso é o inigualável criador do universo, sem parceiros na criação, Ele é o único que cria, o que mantêm essa criação viva, o que os permite morrer, O que permitirá que eles retornem a vida novamente, O que preparará recompensas para os seus servos piedosos e O que preparará tormentos para os maus. Allah possui todos os atributos que expressam a perfeição e esta limpo de todas as más atribuições.[1]



[1].      Prof. Dr. Bekir Topaloğlu, Artigo: Allah, Diyanet Islâm Ansiklopedisi – Encyclopedia of Islam (Republic of Turkey, Presidency of Religous Affairs), II, pp.488-489; Nesefî, Akâid, pp. 31-36.