11. O Islam semeia no coração humano o otimismo e a esperança

June 22, 2013 in A Última Religião Divina ISLAM

O Islam deseja que o povo seja otimista. Deus Todo-Poderoso declarou “Minha misericórdia abrange tudo.”[1] O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos estejam com ele) disse:

Quando Deus Todo-Poderoso criou toda a criação. Ele escreveu no livro que esta sobre o Seu Trono. “Minha Misericórdia excede a minha ira”” (Bukhari, Tawhed, 15)

Esta crença é suficiente para os muçulmanos serem esperançosos. As características adicionais que confortam o muçulmano em sua vida incluem o perdão, a misericórdia, a paciência, o tawakkul (resoluta confiança e dependência de Allah), a submissão, o estar contente em qualquer situação e supor coisas boas sobre as pessoas. os muçulmanos tem a convicção de que os problemas e as doenças que eles enfrentam anulam seus pecados e elevam seus níveis espirituais, também desempenham um papel importante para reduzir os fardos da vida. É impossível para um muçulmano ficar triste quando fez tudo que estava ao seu alcance, e então submetido ao destino, se satisfaz com qualquer coisa que vem de Allah. Assim, uma vida muçulmana é como um mundo de serenidade e tranqüilidade não importa o que aconteça.

As portas do arrependimento estão abertas aos descrentes e aos pecadores até o último momento. Uma pessoa pode vir a abraçar a crença ou arrepender-se até que veja os sinais da morte ou os sinais do Julgamento Final. No entanto, visto que a morte e o dia do julgamento final vão pegar as pessoas repentinamente, é necessário voltar-se para Deus sem perdê-lo. Deus Todo-Poderoso declarou:

“Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E voltai, contritos, porque, então, não sereis socorridos.” (Az-Zumar (Os Grupos) 39:53-54)

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos estejam com ele) proibiu as pessoas de atribuir má sorte a certos objetos, ele nos recomendou a olhar todas as coisas com uma perspectiva positiva e interpretar as coisas da melhor maneira.[2]

O Islam recomenda evitar as más suposições sobre a humanidade. Ao contrário, devemos olhar para as pessoas com boas suposições. Nos é recomendado no Nobre Quran: “Ó fiéis, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado. Não vos espreiteis, nem vos calunieis mutuamente.” (Al-Hujurat (Os Aposentos), 49:12)

Além disso, nos crentes a mentalidade de “tolerância de toda a criação por causa do Criador” é dominante. Por causa do amor que eles sentem em relação a Deus Todo-Poderoso, eles se aproximam de Sua criação com compaixão, eles vêem tudo como uma relação de confiança do Criador, exaltado seja. Eles aceitam tudo com contentamento que vem d’Ele.



[1].      Al-A’râf (Os Cimos), 7:156.

 

[2].      Bukhari, Tib (Medicina), 19, Muslim, Sêlam (Saudações), 102, Abu Dawud, Tib (Medicina), 24/3919.